Como fazer salsa fermentada (receita fácil e passo a passo)

 

 

Quando o mercado de produtores locais estiver cheio de tomates maduros, faça isso receita de salsa fermentada. É uma receita fácil repleta de culturas vivas e é uma maneira deliciosa de carregar seus micróbios bons.

Bastante coentro fresco e a quantidade certa de pimenta malagueta dão a este molho um sabor vibrante e ele rapidamente se tornará seu molho de verão favorito.

salsa fermentada em uma jarra de vidro, decorada com flores de coentro e limão

O que é?

A salsa fermentada é in style entre os entusiastas da fermentação. Ele se junta às fileiras junto com chucrute caseiro, kimchi, picles azedos e outras receitas favoritas de vegetais fermentados.

Você prepara uma salsa fresca e depois a deixa fermentar adicionando uma cultura inicial, como suco de chucrute ou soro de leite fresco, ou por meio de métodos naturais de fermentação selvagem. O resultado é um molho levemente azedo e de sabor complexo, repleto de bactérias benéficas para o intestino.


Por que você deve fazer esta receita

Você usará um pico de gallo básico feito com tomate, cebola, jalapenos frescos e coentro como base. Isso é fácil de fazer e um excelente receita de base você pode ajustar de acordo com seu gosto pessoal.

A salsa fermentada fermenta rapidamente e só precisa de um alguns dias em sua bancada, ao contrário do chucrute, que normalmente requer várias semanas a meses para fermentar adequadamente.

Alimentos probióticos, como esta salsa, são uma excelente fonte de boas bactérias. Os pesquisadores os consideram alimentos funcionais, o que significa que seu corpo obtém muitos benefícios para a saúde além da nutrição – especialmente para a saúde intestinal e o sistema imunológico.

Tem um sabor incrível – como uma salsa regular amplificada com bastante acidez e sal. O resultado é uma potência probiótica com um sabor robusto e complexo.

A fermentação é uma excelente maneira de preservar a colheita. Então, se você tem uma abundância de tomates frescos do jardim, você pode minimizar o desperdício de alimentos. Fermentar sua salsa caseira é uma ótima maneira de aumentar sua vida útil e preservá-lo por muito tempo.


Ingredientes chave

Os ingredientes para o molho fermentado são semelhantes aos de qualquer molho comum. Você precisará de tomate, cebola, pimenta e ingredientes semelhantes. A diferença é que, para uma versão fermentada, você provavelmente usará um pouco mais de sal e poderá usar uma cultura inicial para acelerar a fermentação, se quiser.

  • Tomates são a base desta receita. Use tomates frescos e maduros com uma textura firme e carnuda. Tomates de ameixa e Roma funcionam melhor, mas você também pode usar tomates cereja e variedades tradicionais, se é o que você tem.
  • Cebola fornece uma mordida agradável e afiada que suaviza com a fermentação. A cebola branca funciona particularmente bem, mas a cebola roxa também é uma boa opção.
  • Alho fornece profundidade, semelhante à cebola fresca picada. No início do verão, você também pode usar talos de alho em vez de cravo.
  • Pimentas quentes dão uma nota picante à salsa. Preferimos jalapeños com seu calor médio. Se você preferir uma salsa quente, serranos ou mesmo pimentas habanero também são boas nesta receita.
  • Coentro traz um soco de verde com suas agradáveis ​​notas herbáceas e cítricas.
  • limão fresco complementa o sabor do coentro e traz uma agradável nota cítrica à salsa, equilibrando o ácido criado durante a fermentação.
  • sal minimamente processado, como o sal marinho, ajuda a criar o ambiente superb para a fermentação. Também dá sabor a salsa fermentada.
  • culturas iniciais, como um pouco de salmoura restante de sua panela de molho picante fermentado ou kimchi, pode aumentar a atividade de fermentação. Embora seja uma adição útil, não é estritamente necessário.

Fontes de Fermentação

Além dos ingredientes da salsa, você precisará de alguns materiais de fermentação, como potes e tampas. Além disso, equipamentos especializados, como câmaras de descompressão e pesos de vidro melhore seus alimentos fermentados minimizando o risco de contaminação por mofo ou bactérias ruins.

  • Frascos de pedreiro de boca larga são excelentes para fermentação, mas frascos de vidro com vedação de borracha e grampos também são eficazes.
  • Uma câmara de ar, tampa de fermentação ou vedação semelhante permite que o dióxido de carbono que se acumula durante a fermentação escape, evitando que o oxigênio entre no seu frasco. Esta combinação cria o ambiente superb para salsa lacto-fermentada e outros alimentos fermentados.
  • pesos de vidro ajudar a manter a salsa submersa enquanto fermenta. Pesar seus vegetais enquanto eles fermentam ajuda a prevenir a formação de mofo, que estragará seus fermentos.

Outros alimentos fermentados que você vai adorar


Como fazer salsa fermentada

  1. Put together os tomates e as cebolas cortando-os em pedaços pequenos com cerca de ¼ de polegada de espessura. Coloque-os em uma tigela grande.
  2. Pique finamente a pimenta malagueta, o alho e o coentroe, em seguida, adicione-os aos tomates e cebola.
  3. Mix tudo junto. Misture o suco de limão, a cultura inicial (se estiver usando) ou água) e o sal. Deixe descansar por cerca de 15 minutos para que o sal quebre as paredes celulares dos vegetais, produzindo uma salmoura aquosa.
  4. Pressione suavemente a salsa em sua jarra, tendo o cuidado de não eliminar as bolhas de ar. O líquido criado pela pressão dos ingredientes deve cobrir a salsa. Caso contrário, adicione qualquer líquido reservado na tigela, starter adicional ou água salgada.
  5. Adicione seus pesos para que a salsa fique abaixo do nível da salmoura. Em seguida, feche o frasco e aguarde.

dicas de receitas

  • Use apenas ingredientes frescos e de alta qualidade para os seus fermentos. Tomates maduros demais, jalapenos murchos e coentro murcho produzirão um molho de qualidade inferior e são mais propensos a introduzir bactérias ruins em seu molho.
  • Use luvas de cozinha ao manusear pimentas para evitar a transferência capsaicina em seu rosto ou olhos.
  • O equipamento é importante. pesos de fermentação e câmaras de descompressão tornar a preparação de salsa fermentada e alimentos similares mais fácil e confiável. Se você não os tiver, feche tudo em um frasco de vidro com tampa bem apertada. Em seguida, agite o frasco e deixe-o arrotar duas vezes ao dia até transferi-lo para a geladeira.
  • Coloque o frasco dentro de uma tigela ou em um pratopois o excesso de suco pode vazar do recipiente selado quando a fermentação estiver mais ativa.
  • O tempo superb de fermentação é de cerca de 3 dias. A fermentação acelera em cozinhas quentes e desacelera nas frias, então sua salsa pode estar pronta mais cedo (ou mais tarde) do que a receita sugere. Use seu julgamento, com 2 a 4 dias como um bom guia.
  • Mantenha seu frasco longe da luz photo voltaic direta, que podem ter temperaturas extremamente flutuantes. Você não precisa colocá-lo em um native escuro, como um armário, mas um native no balcão com uma temperatura constante é perfeito.
  • Mantenha a matéria vegetal totalmente submersa na salmoura para evitar a formação de mofo.
  • Efervescência, formação de espuma e borbulhamento são normais e um sinal de que a fermentação está ativa.
  • Transfira-o para o armazenamento a frio, como uma geladeira, quando estiver pronto. Temperaturas frias inibem a fermentação e duram várias semanas.

Como servir

Sirva da mesma forma que faria com o seu molho favorito. Seu sabor vibrante e picante torna a salsa o acompanhamento perfeito para tortilhas. Ou experimente uma colher em seus tacos de peixe, saladas de taco ou adicionado a um burrito. Além disso, gosto de dobrá-lo em ovos mexidos pela manhã ou adicioná-lo ao pimentão caseiro também.


Receita Salsa Fermentada

Afiada e vibrante, esta receita de salsa fermentada oferece notas complexas de acidez e um calor picante de nível médio. É um fermento rápido e leva apenas alguns dias para se preparar.

Tempo de preparação15 minutos

Fermentação3 dias

Tempo whole3 dias 15 minutos

 

Ingredientes

  • 8 médio Tomate Roma (cortado, semeado e cortado em cubos)
  • 1 médio cebola branca (em cubos)
  • 3 cravo alho (picado fino)
  • 3 médio Jalapenos (picado fino)
  • ½ xícara coentro bem picadinho
  • 1 Lima (espremido)
  • 1 colher de sopa Sal marinho fino
  • ¼ xícara cultura inicial ou água (Veja a nota)

Instruções

  • Mix os tomates, cebola, alho, pimentão, coentro e suco de limão juntos em uma tigela grande. Polvilhe com sal e deixe os vegetais descansarem por cerca de 15 minutos para que comecem a liberar o líquido.
  • Misture a cultura inicial, se estiver usando, e, em seguida, embale delicadamente a salsa em uma jarra do tamanho de um quarto. Tome cuidado para remover quaisquer bolhas de ar ao embalar o frasco.

Avalie esta receita!Se você gostou desta receita, avalie-a. Conte-nos o que funcionou, o que não funcionou e se você fez algum ajuste que possa ajudar outros cozinheiros.


Nourished Kitchen’s Cooking Membership

Junte-se ao Nourished Kitchen’s Cooking Membership para navegação sem anúnciosnutritivo planos de refeições mensaise acesso a todos os nossos downloads premium.

Salada de aipo com maçãs, chalotas, salsa e nozes num prato raso

Usando uma cultura inicial

Como a salsa fermentada é um fermento rápido, é uma boa ideia usar uma cultura inicial. As culturas iniciais já contêm muitas bactérias vivas e ativas e podem iniciar o processo de fermentação com segurança. As ent

radas apropriadas para esta receita incluem a salmoura de outros vegetais fermentados, como picles, chucrute e kimchi.

Você também pode usar um iniciador comercial, se preferir. Starters comerciais são pós probióticos projetados para fermentação.

Como alternativa, você pode usar o método de fermentação selvagem, que depende apenas das bactérias boas já presentes em sua cozinha e em seus vegetais. Nesse caso, você pode achar que sua salsa demora um pouco mais antes de ficar pronta


Variações + Substituições

Se você preferir uma salsa particularmente picante, considere adicionar gorros escoceses, pimentas aji amarillo ou até mesmo um Ceifador da Carolina. As pimentas cereja também são deliciosas, assim como as pimentas frescas.

Não há problema em adicionar especiarias, também. O cominho e o coentro são deliciosos na salsa, e você pode adicionar uma colher de chá de qualquer uma delas ao adicionar o sal.

Tomatillos são um bom substituto para os tomates. Você pode até querer experimentar esta receita de salsa verde fermentada.

Abacaxi, manga e outras frutas pode substituir os tomates nesta receita. Eles podem fermentar ainda mais rápido que os tomates, graças ao seu teor de açúcar.

Se preferir salsa com uma consistência mais fina e menos grossaconsidere picar todos os ingredientes em um processador de alimentos.


Perguntas sobre receitas

Quanto tempo dura?

Guarde a salsa em um recipiente bem fechado na geladeira ou no porão por até 2 meses.

Posso congelar?

Sim. Esta salsa congela bem; no entanto, o congelamento pode danificar alguns dos probióticos.

Preciso arrotar os potes?

Se você usar uma câmara ou tampa projetada para fermentação, não precisará arrotar a jarra. Se você usar um frasco simples com tampa lisa ou um frasco com tampa fechada, precisará arrotar o frasco duas vezes ao dia, especialmente no pico da fermentação.

O que devo fazer se não tiver o equipamento certo?

Frascos de fermentação, selos, pesos e câmaras de ar são extremamente úteis para preparar alimentos fermentados com segurança. Se você não tiver o equipamento adequado, existe uma maneira fácil de gerenciar. Coloque a salsa em um frasco de pedreiro. Agite o pote todos os dias, pois isso ajuda a prevenir a formação de mofo. Você também precisa arrotar o frasco duas vezes ao dia para permitir que o excesso de gás escape.

Que tipo de sal devo usar para a fermentação?

Recomendo qualquer sal minimamente processado e sem aditivos, como sal marinho ou Sal Actual. O sal iodado pode deixar um leve sabor metálico no molho.

Devo derramar azeite no topo da jarra enquanto a salsa fermenta?

Não, não é necessário. Há também alguma preocupação entre os especialistas em segurança alimentar de que a adição de azeite como barreira de superfície aos fermentos pode colocá-lo em risco de botulismo. Embora isso seja uma preocupação entre alguns especialistas em fermentação, não há nenhum caso documentado que crie motivo de preocupação. Ainda assim, a prática é desnecessária com o equipamento e a técnica certos, por isso é melhor deixá-la de lado.