Donuts à moda antiga com cobertura de caramelo salgado

 

Donuts à moda antiga com cobertura de caramelo salgado // O sucesso do açúcar

Coisas antiquadas costumam ser as melhores. O que é estranho é a constante mudança da definição de ‘antiquado’. Acho que qualquer coisa diferente do que está na moda agora, é a ‘moda antiga’? Esses donuts são aparentemente antiquados. Embora ainda os estejamos fabricando, então vá em frente. Eles são deliciosos e usam ingredientes bem estabelecidos, como leitelho e noz-moscada. E eles têm um título legal, de alguma forma importante, então eu vou com ele.

Posso escolher as receitas que quero recriar do passado, aproximando um sabor e uma textura que alguém também teria experimentado há muito tempo. Você já assistiu ao filme ‘Meia-Noite em Paris’? Um dos principais temas do filme é o que eles chamam de ‘Pensamento da Era de Ouro’ – a crença de que alguém estaria melhor ou mais feliz em um período anterior. Eu sou um sofredor trágico do pensamento da idade de ouro. Mas ainda pior do que isso, eu não sou dedicado a um período de tempo – um dia eu sou tudo sobre Londres nos anos 60 e no outro é Detroit nos anos 70 ou Nova York nos anos 80. Não tenho lealdade alguma.

Donuts à moda antiga com cobertura de caramelo salgado // O sucesso do açúcar

Sempre que escrevo sobre isso, começo a me deparar com toda a melancolia – não é de propósito! O legal é que toda a grandiosidade do passado continua viva e o presente tem sua própria beleza e singularidade. Para começar, não havia blogs de culinária nos anos 60. Sem Instagram – trágico. Não havia superestrada de informações. Mas eles usaram termos legais como ‘superestrada da informação’. E havia muito menos pessoas que queriam parar de consumir açúcar. Ambas as coisas boas, tanto quanto eu estou preocupado.

E eles tinham esses malditos donuts. Bordas crocantes, centro de bolo e tão rápido e fácil de fazer, desde que você não tenha medo de fritar. Ou fazendo caramelo. Então, sim, existem duas atividades de alto calor que você precisa enfrentar para encontrar o caminho para esses donuts, mas vale a pena. Este é o tipo de coisa para pegar com um pequeno quadrado de papel de cera e dar um passeio até o parque. Ou para ir até a casa de um companheiro e comer com café preto e boa fofoca. E se você quiser vir até minha casa, teremos uma longa conversa sobre os méritos relativos de períodos e lugares passados. DIVERSÃO!

x Sara.

Donuts à moda antiga com cobertura de caramelo salgado // O sucesso do açúcar

Donuts à moda antiga com cobertura de caramelo salgado // O sucesso do açúcar

Donuts à moda antiga com cobertura de caramelo salgado // O sucesso do açúcar

 

 

Donuts à moda antiga com cobertura de caramelo salgado

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 + ½ xícaras (225g) de farinha de trigo
  • ⅓ xícara (65g) de açúcar refinado
  • 1 colher de fermento em pó
  • ½ colher de chá de noz-moscada ralada na hora
  • pitada de sal
  • ⅓ xícara (85ml) de leitelho
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de pasta de baunilha
  • Óleo sem sabor, para fritar (eu gosto de óleo de semente de uva, mas de amendoim, vegetal ou canola serve)
  • 1 xícara (200g) de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • ⅓ xícara (85ml) de creme espesso (também conhecido como creme de leite)
  • sal marinho
  • ½ xícara (50g) de açúcar de confeiteiro
  1. Derreta a manteiga em uma panela pequena e deixe esfriar.
  2. Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento, a noz-moscada e o sal.
  3. Em uma jarra separada, misture o leitelho, o ovo, a pasta de baunilha e a manteiga derretida.
  4. Despeje os ingredientes úmidos nos secos e misture com uma colher de pau até formar uma massa pegajosa. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
  5. Quando a massa esfriar, coloque-a em uma superfície bem enfarinhada e amasse brevemente. Abra a massa com cerca de 1 cm de espessura e, em seguida, use um cortador de 7 a 8 cm para cortar os círculos. Use um cortador de 1 polegada / 2 cm para cortar o meio (eu uso uma tampa velha de garrafa de coca-cola). Enrole novamente as sobras e os buracos de rosquinha para fazer o máximo que puder. Eu tenho 9.
  6. Aqueça cerca de 2 polegadas de óleo em uma panela grande e pesada, certificando-se de que o óleo não suba mais do que a metade. Aqueça o óleo a 350F/180C.
  7. Frite os donuts por cerca de 1 minuto de cada lado ou até dourar. Não encha demais a panela e certifique-se de manter o óleo na temperatura correta. Coloque em um rack para esfriar.
  8. Para fazer o glacê, coloque o açúcar refinado em uma panela de fundo grosso de tamanho médio. Adicione 3 colheres de sopa de água ao açúcar e leve ao fogo médio-alto.
  9. Cozinhe, sem mexer (você pode inclinar levemente a panela, mas cuidado), até que o açúcar se dissolva e a mistura ferva. Continue cozinhando até que o açúcar fique com uma cor âmbar escura e apenas algumas pequenas nuvens de fumaça comecem a aparecer.
  10. Retire a panela do fogo e misture cuidadosamente a manteiga – ela vai borbulhar e soltar vapor. Em seguida, misture o creme – espere mais borbulhamento e vapor.
  11. Neste ponto, você pode ter um pedaço duro de caramelo flutuando em um mar de creme; isso está ok. Coloque a panela de volta no fogo e mexa até que a mistura derreta e se junte. Deixe ferver novamente e cozinhe, mexendo, por mais 30 segundos.
  12. Retire do fogo e adicione uma pitada grande de sal marinho. Em seguida, peneire o açúcar de confeiteiro e mexa até ficar homogêneo.
  13. Despeje o glacê em uma tigela rasa e use uma pinça para mergulhar os donuts no glacê, um por um. Deixe-os esfriar e depois coma!