Sad Cake: A Doce Delícia Retrô

Nada triste e nem mesmo um bolo, o “sad cake” é tudo sobre alegria despreocupada. Fácil de fazer e divertido de compartilhar, o “sad cake” é uma adorável receita retrô que você vai adicionar à sua rotina regular. Seus três ingredientes fundamentais fornecem uma base para todas as formas de variações criativas. E suas origens são, pelo menos para mim, um mistério.

Pegue uma caixa de Bisquick, pré-aqueça o forno e prepare-se para fazer essas viciantes e mastigáveis barras de sobremesa, parecidas com blondies, feitas com açúcar mascavo.

De Onde Vem o Sad Cake?

Eu encontrei o “sad cake” pela primeira vez na página 190 do livro de receitas do “The Lubbock Women’s Club”, publicado em 1983. Uma amiga minha o encontrou em uma loja de produtos usados, porque ela sabe que eu adoro livros de receitas antigos de comunidades. Quando faço uma pausa para um lanche, gosto de folhear esses livros, e foi durante uma dessas pausas que a receita de “Sad, Sad Cake”, de uma tal Frances Cowger, chamou minha atenção.

A receita pedia 2 xícaras de Bisquick, 4 ovos e uma caixa inteira de açúcar mascavo. Isso pode parecer excessivo, mas na realidade equivale a cerca de 2 1/4 de xícaras (o açúcar mascavo, que hoje é vendido em sacos plásticos, costumava vir em caixas de 1 libra).

Aqui estão as instruções diretas de Frances: “Misture os ingredientes à mão. Despeje em uma forma untada de 13 1/8 x 9 1/2 x 2 polegadas. Asse a 350° F (aproximadamente 176° C) por 30 minutos. (Esse bolo deve crescer bem e depois afundar, como deve ser!)”

Isso é tudo. Essa é a receita. Eu tive que experimentá-la.

Simply Recipes / Mark Beahm

Simples, mas Irresistível

Sem ter ideia do que esperar, fiz o “sad cake” conforme a receita e fiquei encantado. A massa espalhou-se finamente na forma de 9 x 13 polegadas e, quando assei, ela cresceu dramaticamente e depois afundou conforme prometido (o Bisquick possui bastante fermento, então isso faz sentido). Eu só posso imaginar que alguém tenha cometido um erro em uma receita mais convencional de bolo com Bisquick e simplesmente seguiu em frente.

Meu “sad cake” ainda estava macio após 30 minutos, então assei um pouco mais. O resultado saiu do forno com uma parte superior brilhante e craquelada e muitos pequenos crateras perto das bordas, que estavam mais escuras do que o centro. Não parecia triste, mas era feio, com certeza.

Eu sou um fanático por pedaços das bordas e, em particular, os pedaços das quinas estavam divinos. Eles tinham uma textura levemente mastigável e uma vibe caramelada, enquanto os pedaços do centro estavam super úmidos e com sabor de caramelo.

Na minha próxima fornada, misturei uma xícara de flocos de coco ralado e gostei ainda mais do resultado. O coco adicionou uma dimensão e um toque extra que até mesmo aqueles que não gostam de coco preferiram. E o sabor ficou ainda melhor no dia seguinte! Todos adoraram, ele se manteve fresco por até 4 dias e foi um ótimo ponto de partida para conversas. O “sad cake” me deixou e a todos os outros felizes. Espero que faça o mesmo por você.

Variações do Sad Cake

O “sad cake”, em sua forma mais pura, é uma receita de 3 ingredientes, mas ela permite adaptações.

  • Nozes: Adicione até 1 xícara de nozes tostadas e picadas (acho que elas ficam melhores polvilhadas sobre o bolo em vez de misturadas à massa).
  • Gotas de chocolate: Esse bolo é bem doce, então gotas de chocolate meio amargo ou amargo são as melhores opções, especialmente as miniaturas. Adicione entre 1 e 1 1/2 xícaras.
  • Omita o coco: Se você realmente não gosta de coco (ou simplesmente não tem), você pode deixá-lo de fora.

Simply Recipes / Mark Beahm

Mais Sobremesas Retrô