Esse Molho de Salada Mediterrâneo, é feito em apenas 5 minutos! Perfeito para saladas, massas, legumes ou como marinada. Também é picante e levemente doce, bastante saudável e delicioso!
Fazendo seu próprio molho para salada pode economizar muito dinheiro, às vezes, dá pra usar o que tiver na despensa!
Além disso, eles não contêm aditivos que podem causar intoxicações corporais.
Outrossim, você pode “personalizá-los” para atender às suas necessidades alimentares.
Também pode auxiliar na redução de calorias extras, pois é sem leite, sem glúten, vegetariano e com baixo teor de carboidratos.
Ademais, você pode adaptá-lo facilmente para se tornar vegano e Paleo!
Prontos para fazer juntos uma joia da cozinha mediterrânea que também é anti-inflamatória (AIP)*?
Ingredientes e substituições
Para fazer este molho de salada mediterrâneo, você precisará de:
- ¼ xícara de azeite extra virgem (ou substitua por óleo de abacate)
- ¼ xícara de vinagre de vinho tinto (vinagre de vinho branco também funciona para esta receita. Substitua-o por suco de limão extra para torná-lo Paleo).
- 1 colher de sopa de orégano fresco (como alternativa, experimente manjericão, hortelã, ervas de Provence, estragão ou manjerona).
- Raspa de 1 limão e sumo (se não tiver limão, substitua por mais vinagre de vinho ou sumo de lima e uma pitada de mel).
- 1 colher de chá de mel, para equilibrar a acidez (você pode substituí-lo por xarope de bordo real para uma receita vegana. Se você estiver em uma dieta cetônica, substitua-o por estévia. Se estiver em uma dieta Whole30, reduza os ácidos e pule o mel ou qualquer adoçante)
- 3 dentes de alho picados (Alho em pó pode ser usado em uma pitada. Use ¼ colher de chá para cada dente fresco).
- ½ colher de chá de sal (se você não estiver em uma dieta AIP, pode adicionar uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora)
Como fazer molho mediterrâneo para salada
- A princípio, coloque todos os ingredientes para o molho da salada em um pote (de preferência hermético).
- Em seguida, agite o frasco até que a mistura esteja completamente emulsionada. Logo após guarde na geladeira por até uma semana e espere “apurar” o sabor. Não se esqueça de agitar novamente antes de usar. Alternativamente, bata todos os ingredientes em uma tigela!
OBSERVAÇÃO: Dependendo da quantidade de salada que você irá consumir, use 1-4 colheres de sopa deste molho e, então misture delicadamente para cobrir. Certifique-se de usar apenas molho suficiente para cobrir sua salada e não ficar encharcado!
O que significa a dieta AIP?
AIP (Auto Immune Protocol) é uma dieta que atua na inflamação do intestino para curar o sistema imunológico e intestinal, assim, impactando positivamente as doenças autoimunes.
Na dieta AIP, uma pessoa geralmente come proteínas magras, legumes, frutas, ervas frescas e gorduras saudáveis.
No entanto, alguns dos alimentos devem ser evitados, são eles: glúten e grãos, laticínios, legumes, ovos, todos os tipos de pimenta, nozes e sementes, beladonas, álcool, aditivos, açúcar e alimentos processados.
A dieta AIP é igual à dieta anti-inflamatória?
Não! A dieta AIP é mais restritiva e visa reduzir os sintomas de doenças autoimunes, eliminando certos alimentos que podem piorar os sintomas desse tipo de doença, como a artrite reumatoide.
Por outro lado, a dieta anti-inflamatória inclui alimentos mais naturais que são eliminados pela dieta AIP, como nozes e sementes, e visa reduzir a inflamação geral no corpo.
Mas pode-se dizer que ambas ajudam o intestino!
Como controlar a acidez
A receita de molho de salada mediterrâneo pede suco de limão e vinagre de vinho tinto. Para controlar a acidez você pode:
1. Diminuir a quantidade de cada ácido;
2. Adicione mel extra para equilibrar ainda mais a acidez.
Não se preocupe! Ainda terá ótimos sabores mediterrâneos!
Dicas para fazer molho de salada AIP
- Controle o sabor do alho colocando-o no micro-ondas por 15 segundos (em média). O calor será suficiente para desativar a alicina, assim, seu molho ainda terá sabores complexos!
- Certifique-se de substituir qualquer ingrediente por outro equivalente à AIP para obter os benefícios da dieta.
- Use este molho mediterrâneo AIP como uma marinada para proteínas ou para temperar massas, saladas ou vegetais.
- Se você achar o molho muito picante, diminua a quantidade de vinagre de vinho tinto, bem como o suco de limão pela metade ou adicione mel extra.
- Para um molho de salada mediterrâneo cremoso, adicione 2-3 colheres de sopa de iogurte sem lactose ou à base de plantas e aumente ligeiramente o sal.
O que servir com este molho mediterrâneo
Dica de armazenamento